Nesta segunda-feira (9), o Governo do Estado de Rondônia lançou o Proalfa Rondônia, um programa que quer garantir que todas as crianças do estado aprendam a ler e escrever até os sete anos de idade.
A ideia é melhorar o aprendizado de leitura, escrita e matemática nos primeiros anos da escola.
O programa será comandado pela Secretaria de Educação (Seduc) e vai contar com a ajuda das prefeituras.
Entre as ações, estão treinamentos para professores, entrega de materiais didáticos e avaliações para ver como os alunos estão indo. Assim, as escolas com melhores resultados também vão receber prêmios.
Além disso, o Proalfa Rondônia tem como objetivo aumentar as notas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e acabar com o abandono escolar até 2030.
De acordo com a secretária de Educação, Ana Pacini, o programa depende de uma parceria forte com os municípios para que cada criança tenha a oportunidade de aprender.
Por fim, a iniciativa começa a funcionar ainda este ano e deve trazer mudanças principalmente para os alunos das séries iniciais.
O estado de Rondônia se destacou com a maior taxa de alfabetização da região Norte em 2024: 93,6% da população sabe ler e escrever.
Os dados são do Censo de 2022 divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ranking de alfabetização por município em RO
- Porto Velho – 95,6%
- Vilhena – 95,3%
- Ji-Paraná – 94,4%
- Guajará-Mirim – 94,2%
- Ariquemes – 94,1%