As “emendas Pix” já estão sendo liberadas, de acordo com o líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT) ainda nesta terça-feira (10).
Para Randolfe, o Executivo federal espera o pagamento dos recursos relacionados às emendas parlamentares até o dia 31 de dezembro.
“[Emenda pix] já começaram a ser liberadas, mas talvez não estejam sendo liberadas na velocidade devida, mas já temos, inclusive, de prestação de contas, um balanço de vários estados que já receberam a transferência devido ao pagamento desde sexta, destas que estavam bloqueadas”, disse o senador durante coletiva no Senado.
Os recursos de emendas parlamentares permaneceram travados desde agosto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte foi firme em garantir a transparência e critérios de rastreabilidade sobre as emendas.
Na última semana, a Secretaria de Relações Institucionais decidiu fazer uma solicitação ao secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para liberar mais de R$ 7 bilhões em recursos.
De acordo com Randolfe, a execução das emendas Pix não aconteceu por razões alheias ao presidente Lula, mas que o foco do governo é garantir os recursos até o último dia deste ano.
“A não execução ocorreu por razões aleatórias, alheias à vontade do governo. Teve uma decisão do STF, teve uma decisão do ministro Flávio Dino, e à luz da decisão, nós tivemos que cumprir os encaminhamentos da decisão. Então foram razões alheias ao governo que ocasionaram o atraso”, explicou o líder do governo no Congresso.
“Mas o governo está fazendo todo o esforço possível e impossível para o pagamento até o dia 31”.
*Com informações da CNN Brasil.