Ícone do site Portal Norte

STF rejeita recurso de Bolsonaro pra tirar Moraes do inquérito do golpe

STF rejeita recurso de Bolsonaro pra tirar Moraes do inquérito do golpe

STF rejeita recurso de Bolsonaro pra tirar Moraes do inquérito do golpe. Foto - Valter Campanato/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o ministro Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito do golpe.

A maioria dos ministros, 9 contra 1, rejeitou um recurso da defesa de Bolsonaro, que é investigado por tentativa de golpe de estado para impedir a posse do presidente Lula em 2022.

O ministro André Mendonça foi o único a votar a favor do recurso do ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro alega que o ministro estaria impedido de atuar no caso por ser um dos alvos do suposto plano golpista.

Mendonça foi o único que concordou com a defesa. Segundo o ministro, como as investigações sobre golpe de Estado apontam que o esquema planejou até mesmo a morte de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na época, o ministro tem interesse pessoal no caso.

Moraes está impedido de votar por ser alvo do pedido de afastamento. Sendo assim, prevaleceu no julgamento virtual o voto de Barroso, relator do caso.

A posição foi seguida pelos ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques.

Golpe de estado

No mês passado, Bolsonaro e mais 36 aliados foram indiciados pela Polícia Federal (PF) pela tentativa de golpe.

Eles são investigados por crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

De acordo com as investigações, Bolsonaro tinha conhecimento do plano para matar Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

*Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile