Ícone do site Portal Norte

Moraes adia inquérito das fake news por mais 180 dias

Moraes adia inquérito das fake news por mais 180 dias

Moraes adia inquérito das fake news por mais 180 dias. Foto - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou por mais 180 dias o inquérito das fake news.

A investigação foi aberta para apurar a divulgação de desinformação, ameaças e denunciações caluniosas contra os ministros da Corte.

A decisão anunciada, nesta segunda-feira (16), por Moraes e relator do inquérito, é necessária para finalizar as investigações e identificar todos os envolvidos no chamado “gabinete do ódio”.

O objetivo é comprovar a “existência, o financiamento e o modus operandi” do grupo formado durante o governo de Jair Bolsonaro para atacar nas redes sociais pessoas que se manifestavam contra os atos do ex-presidente.

“O Inquérito 4781 foi prorrogado pelo ministro Alexandre de Moraes por 180 dias, com a determinação de oitiva de mais 20 pessoas, a complementação da análise das informações obtidas mediante a quebra de sigilo fiscal e bancário e o término das diversas diligências em andamento na Polícia Federal”, diz nota da Corte.

Criado pelo então presidente do Supremo, Dias Toffoli, em março de 2019, o inquérito das Fake News é alvo de crítica dos investigados e da ala política de direita.

A alegação dos opositores é que a investigação seria um golpe no direito à liberdade de expressão.

Sair da versão mobile