Ícone do site Portal Norte

Deputado pede a Lula intervenção das Forças Armadas no Amazonas

Deputado amazonense Sidney Leite (PSD-AM) solicita intervenção federal no Amazonas. - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O deputado Sidney Leite (PSD-AM) enviou nesta quarta-feira (18) uma solicitação de intervenção federal na segurança pública do Amazonas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No documento enviado, o deputado afirmou que o cenário de violência no território amazonense tem se agravado e que as autoridades estaduais são incapazes de controlar a situação para garantir a segurança da população.

Solicitamos que Vossa Excelência, no uso das suas prerrogativas constitucionais, decrete a intervenção federal com a atuação das Forças Armadas e/ou Força Nacional, visando a recuperação do controle da ordem pública, a redução da violência e a desarticulação das organizações criminosas que atuam no Estado do Amazonas“, escreveu o deputado federal.

Sidney Leite citou um dado do Atlas da Violência 2024, que destacou que a região Norte sofre com pelo menos dez organizações criminosas internacionais nas fronteiras do Estado, que costumam operar ou disputar território com grupos criminosos de brasileiros.

O documento enviado para Lula, há também um dado preocupante de que o Amazonas apresentou a maior taxa de homicídios estimados da região Norte. Foram registrados 43,5 mortes por 100 mil habitantes, sendo assim a segundo maior taxa do país.

Além desses dados sobre a violência no estado, o deputado citou o caso de criminosos que invadiram um shopping em Manaus, no dia 14 de dezembro, e assaltaram uma joalheria no estabelecimento. “A ação criminosa incluiu troca de tiros e tomada de reféns, expondo a fragilidade da segurança pública e colocando em risco a vida de inúmeras pessoas inocentes”, afirmou na solicitação.

Até o momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se pronunciou publicamente sobre a solicitação do deputado federal.

Sair da versão mobile