O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), falou sobre a aprovação de três propostas essenciais para o pacote fiscal do governo federal nesta semana.

Segundo Lira, as medidas representam um passo importante para a prevenção de cenários econômicos adversos e para a construção de um país mais estável.

“Estamos trabalhando muito para que se antecipe com algumas medidas para que não tenhamos um ciclo pior em 2025”, afirmou.

Durante entrevista à TV Câmara, Lira ressaltou o compromisso da Casa com a responsabilidade fiscal e a economia do país.

“São projetos de muita importância para o Brasil, eu espero que a nossa presidência, junto ao apoio do colégio de líderes, os deputados tenham contribuído para um país melhor”, declarou.

As três propostas aprovadas incluem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacote fiscal, a regulamentação da reforma tributária e o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.

Para Lira, essas medidas são essenciais para reforçar o arcabouço fiscal e garantir a responsabilidade nas contas públicas.

“E a gente tenha, no Parlamento, o máximo respeito pela economia, pela preservação da renda, diminuição da inflação, que machuca muito as pessoas mais pobres”, afirmou o presidente da Câmara.

Ele também reconheceu que o processo envolveu debates intensos e decisões dolorosas, mas ressaltou a necessidade de agir com responsabilidade.

Arthur Lira também destacou a importância de manter o foco em outras pautas relevantes, como o Orçamento de 2025, que deve ser discutido ainda esta semana no Congresso.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sugeriu a possibilidade de uma sessão conjunta no sábado (21) para analisar a proposta orçamentária.