Ícone do site Portal Norte

Lula promete autonomia do Banco Central a Galípolo: ‘vai dar lição de como se governa’

Lula promete autonomia do Banco Central a Galípolo: 'vai dar lição de como se governa'

Lula promete autonomia do Banco Central a Galípolo: 'vai dar lição de como se governa'. Foto - Reprodução/ Instagram @lulaoficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um vídeo, nesta sexta-feira (20), para apresentar o próximo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para o público.

Lula aparece ao lado de Galípolo, acompanhado da equipe econômica: os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento).

No discurso, o petista reforça que a instituição permanecerá autônoma e comenta sobre a aprovação da nova regra fiscal.

“Hoje estamos oferecendo um presente, uma novidade ao Brasil, esse jovem Galípolo está assumindo a presidência do Banco Central. E eu queria dizer para ele que seguimos mais convictos que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras”, diz.

O presidente deseja boa sorte à Galípolo e afirma que ele foi escolhido para o cargo por uma “relação de confiança” entre ele e toda a equipe do governo.

Lula ainda destaca que o Banco Central terá autonomia. “Você (Galípolo) será o mais importante presidente do BC que o Brasil já teve, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o banco já teve. Você vai dar uma lição de como é que se governa o Banco Central com a verdadeira autonomia”.

Por fim, ele garantiu que o Brasil é conduzido por instituições fortes e independentes que “trabalham em harmonia para avançar com responsabilidade”.

Corte de gastos

No vídeo, o chefe do Executivo também cita o pacote de corte de gastos, que teve a votação concluída no Congresso Nacional, e afirma estar atento à necessidade de novas medidas fiscais.

“Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas”, conclui.

O Senado concluiu a votação do pacote de corte de gastos nesta sexta-feira (20).

Na quinta-feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a proposta para cortar despesas, equilibrar as contas públicas e alcançar a meta fiscal a partir de 2025.

Sair da versão mobile