Após o apoio de boa parte de usuários nas redes sociais, o fim da escala 6×1 também foi tema da pesquisa realizada pelo Datafolha. O instituto registrou que 64% dos brasileiros defendem o fim da escala 6×1, enquanto 33% afirmam ser contra a mudança e 3% não souberam responder.
A pesquisa divulgada na última sexta-feira (27) revelou que 70% dos entrevistados afirmaram que a jornada de trabalho ideal seria a de cinco dias (escala 5×2), 17% falam em seis dias e apenas 7% mencionam quatro dias de trabalho.
No que diz respeito às horas de trabalho, cerca de 82% dos entrevistados apontaram que a jornada ideal é de até 8 horas, além disso, 7% responderam que mais de oito a 12 horas seria o ideal. Os que defenderam mais de 12 horas de trabalho somam 1% e 10% não souberam responder.
O instituto entrevistou cerca de 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios de todo o Brasil, no período de 12 a 13 de dezembro.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com o nível de confiança de 95%.
Quando se trata de gênero, as mulheres formam 70% a favor da redução da jornada de trabalho, enquanto apenas 26% desaprovam e 5% não sabem. Já para os homens, 58% aprovam a redução, 40% desaprovam e 3% não souberam responder.
Em um outro recorte da pesquisa do Datafolha foi perguntado aos entrevistados como definir a jornada de trabalho:
- 58% defendem que a escala deve ser definida por lei
- 39% afirmam que deve ser negociada entre patrões e empregados
- 3% não sabem.
O que é a escala 6×1?
A escala 6×1 consiste em seis dias consecutivos de trabalho, enquanto o trabalhador tem direito a um dia de descanso. Assim, o trabalhador precisa cumprir a regra de 44 horas semanais prevista na legislação trabalhista.