O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para lamentar a morte do ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, neste domingo (29).
Lula afirmou que Carter teve um mandato importante na Casa Branca e também destacou os trabalhos do ex-presidente com o Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda ao Haiti.
O chefe do Executivo também pontuou a importância de Jimmy Carter em pressionar a ditadura brasileira pela libertação dos presos políticos.
“Jimmy Carter foi senador, governador da Geórgia e presidente dos Estados Unidos. Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz.”, afirmou Lula no começo da sua postagem.
Confira a postagem completa de Lula sobre a morte do ex-presidente Jimmy Carter:
Jimmy Carter foi senador, governador da Geórgia e presidente dos Estados Unidos. Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz. No fim dos anos 70, pressionou a ditadura brasileira pela libertação de presos políticos. Depois, como ex-presidente, continuou…
— Lula (@LulaOficial) December 29, 2024
Além de Lula, o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luís Roberto Barroso, lamentou também a morte do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter.
Barroso afirmou que Carter foi uma pessoa que honrou a vida pública com integridade e compromisso com a democracia.
Em nota, o presidente do STF afirmou que a memória de Carter deve ser reverenciada como uma pessoa que contribuiu de forma valiosa para a humanidade.
“O Presidente Jimmy Carter foi uma pessoa que honrou a vida pública, com integridade e compromissos com a democracia e com os direitos humanos. A Fundação que leva o seu nome foi observadora das eleições brasileiras, em participação importante. Sua memória merece ser reverenciada como alguém que deu contribuição valiosa à causa da humanidade.”, afirmou Luís Barroso.