Nesta segunda-feira (30), o prefeito de Manaus, David Almeida, deu continuidade ao anúncio dos novos secretários que farão parte da gestão da capital em 2025.
Entre as novidades anunciadas, está o vereador Alonso Oliveira, que assumirá a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) no próximo ano. O mandato de Alonso na Câmara Municipal de Manaus termina neste ano, pois não conseguiu a reeleição.
Outro novo secretário será o vereador Wallace Oliveira, que comandará a Ouvidoria Pública Municipal. Wallace não conquistou a reeleição em 2024, deixando a Câmara Municipal de Manaus (CMM) ao fim deste ano.
O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) terá como novo gestor o ex-deputado estadual Tony Medeiros, que também tentou uma vaga na CMM, mas não obteve sucesso.
Além disso, a Fundação Doutor Thomas (FDT) será administrada pelo ex-secretário de Assistência Social, Eduardo Lucas, que foi candidato a vereador nas eleições municipais deste ano, mas não foi eleito.
Histórico
Alonso Oliveira é manauara, bacharel em Direito pela antiga Universidade do Amazonas (UA, hoje Ufam). Atuou como vereador da cidade de Manaus por dois mandatos, em 2013-2016 e 2019-2020. Recentemente foi diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) pelo período de dois anos.
Wallace Oliveira está em seu segundo mandato como vereador de Manaus. Eleito com 6.819 votos no primeiro mandato (2016-2020), foi reeleito para o mandato de 2021 a 2024 com 4.918 votos. Wallace foi vice-presidente da Mesa Diretora da 18ª Legislatura para o biênio 2021/2022.
Tony Medeiros é natural de Manaus, tem 60 anos, é artista plástico, cantor e compositor. Ele foi deputado estadual do Amazonas de 2019 a 2022. No Festival de Parintins, o artista foi amo do boi Garantido.
Eduardo Lucas tem 58 anos e é natural de Manaus. Ele já foi secretário de Assistência Social.
Gestão municipal em 2025
Na manhã desta segunda-feira (30), o deputado federal do Amazonas Saullo Viana e o professor Luiz Gonzaga, mais conhecido como “Ló”, também foram anunciados para secretárias no próximo ano.
Saullo Vianna assume a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Já Luiz Gonzaga será o novo secretário da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A professora Dulce Almeida, irmã do prefeito, deixa a Semed e assumirá o cargo de vice-presidente para assuntos administrativos no Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE).