Ícone do site Portal Norte

Lula assina nomeação de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central

Lula assina nomeação de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central

Lula assina nomeação de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central . Foto - Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (30), a nomeação do economista Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central.

A informação foi confirmada ao G1 pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Galípolo vai suceder o atual presidente Roberto Campos Neto e terá mandato fixo de quatro anos. Ou seja, não poderá ser destituído pelo governo até o fim de 2028.

O novo presidente substituirá uma gestão duramente criticada por Lula à frente do BC, em grande parte pelos movimentos na condução da taxa básica de juros, a Selic.

No final de dezembro, o presidente Lula fez um vídeo para apresentar Gabriel Galípolo e prometeu autonomia do Banco Central.

O presidente afirmou que ele foi escolhido para o cargo por uma “relação de confiança” entre ele e toda a equipe do governo.

Gabriel Galípolo

Gabriel Galípolo, de 42 anos, é economista formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Ele presidiu o Banco Fator, instituição reconhecida em programas de privatização e parcerias público-privadas (PPPs), de 2017 a 2021.

Além disso, fundou a Galípolo Consultoria em 2009, onde trabalhou até chegar ao Ministério da Fazenda. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil.

Sair da versão mobile