O deputado federal do Amazonas Saullo Viana e o professor Luiz Gonzaga, mais conhecido como “Ló”, foram anunciados nesta segunda-feira (30) como secretários da Prefeitura de Manaus para o ano de 2025.

Os nomes foram anunciados pelo prefeito eleito, David Almeida. A partir do dia 1º de janeiro de 2025, Saullo Vianna assume a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Já Luiz Gonzaga será o novo secretário da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Estamos finalizando as escolhas dos secretários. Esses anúncios fazem parte da nossa estratégia de fortalecer a gestão com pessoas experientes e comprometidas com o bem-estar da população de Manaus. Hoje, eu defino todos os nomes que estarão à frente das secretarias municipais.”, disse o prefeito de Manaus.

Troca na Semed

A professora Dulce Almeida, irmã do prefeito, deixa a Semed e assumirá o cargo de vice-presidente para assuntos administrativos no Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE).

De acordo com a prefeitura, a gestora deve focar no no desenvolvimento de políticas educacionais e no projeto de criação da “Cidade do Autista”.

Histórico dos secretários

Saullo Velame Vianna, 40 anos, é natural de Manaus, Amazonas, e foi eleito deputado federal para a 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados, com 127.287 votos nas eleições de 2022. Ele foi o terceiro mais votado no pleito e o primeiro colocado pelo partido União Brasil no estado do Amazonas.

Luiz Gonzaga Campos de Souza, 59 anos, é amazonense, casado, pai de quatro filhos e avô de cinco netos. Graduado em Ciências Contábeis (1986) e Direito (1991) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui especializações em Finanças e Políticas Públicas pela University of Chicago (2007) e um mestrado em Engenharia de Produção (2006).

Dulcinéa Ester Pereira de Almeida nasceu em 24 de março, em Manaus, Amazonas. Filha de Rosa Almeida e Benedito Almeida, é graduada em Artes pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com pós-graduações em Marketing e Multimídia e em Gestão Pública.