Ícone do site Portal Norte

Participação indígena cresce nas eleições do Tocantins em 2024

Em 2024, foram eleitos 7 indígenas e 5 suplentes indígenas - Foto: Ascom/TRE-TO

Em 2024, foram eleitos 7 indígenas e 5 suplentes indígenas - Foto: Ascom/TRE-TO

Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), apontam um crescimento de 15 candidaturas indígenas no ano de 2024, 31,25% em relação ao pleito de 2020. Ao todo, este ano registrou 63 candidatos indígenas.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no ano de 2020 48 indígenas se candidataram a cargos políticos. Além disso, os indígenas apresentaram o menor índice de abstenção, 4.224 indígenas, equivalente a 93,33% compareceram às urnas eletrônicas, ao todo, o Tocantins registra 4.526 eleitores indígenas.

Em 2024, foram eleitos 7 indígenas e 5 suplentes indígenas.

Candidatura indígena na política

As eleições municipais de 2024 elegeram indígenas em diversas cidades tocantinenses, como em Tocantínia, onde foram eleitos, ao cargo de vereador, Elso Krensu Xerente (PDT), com 225 votos; Leomar Wainne Xerente (PDT), com 219 votos; e Edimar Srênõkrã Calixto Xerente (PSB), com 165 votos.

Como suplentes, a vaga na Câmara Municipal, Davi Kucanomirê Xerente (PSB), com 128 votos; Isaías Sizapi Xerente (PSDB), com 118 votos; e Jacira Sekwahidi de Brito Xerente (PDT), com 176 votos.

Em Itacajá, seis candidaturas foram registradas de indígenas da etnia Krahô, de um total de 28 candidaturas. Cinco dos seis candidatos concorreram ao cargo de vereador e um ao cargo de vice-prefeito.

Os resultados garantiram a eleição de Renato Yahé Krahô como vereador, com 274 votos. Domingas Vieira Rwryj Krahô, com 159 votos, ficou na primeira suplência, seguida de Roberto Carlos Jãxy Krahô, com 107 votos.

A etnia Javaé também registrou candidatos eleitos. O cacique Micael Weheria Vinicius Batista Javaé (Republicanos) foi eleito vereador com 417 votos, o candidato mais votado em Formoso do Araguaia. Em Sandolândia, foi eleito com 201 votos para o cargo de vereador, Valdemir Filho Texiba Javaé (União).

Em Maurilândia do Tocantins, da etnia Apinajé, foi eleito ao cargo de vereador, Ercílio Rocha Dias Apinajé (PDT).

Pela primeira vez, nas eleições municipais de 2024, houve o registro de candidaturas com o preenchimento de um formulário de declaração de pertencimento à etnia indígena ou à comunidade quilombola. Devido a essa ação, o TRE-TO conseguiu registrar os números de candidaturas indígenas.

Ações de inclusão indígena nas eleições

Ao longo de 2023, a Justiça Eleitoral do Tocantins promoveu o programa Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas. A iniciativa buscou incentivar a presença dos povos originários nos espaços políticos por meio de debates e ações de conscientização sobre a importância da representatividade.

Durante a ação, o TRE-TO, além de realizar serviços essenciais, auxiliou os povos na autodeclaração de origem indígena. As atividades ocorreram entre abril e novembro de 2023 e abrangeram as etnias Karajá, Javaé, Krahô, Xerente e Apinajé.

Sair da versão mobile