Ícone do site Portal Norte

Bolsonaro critica investigação da PF sobre soldado israelense de férias no Brasil

Bolsonaro critica investigação da PF sobre soldado israelense de férias no Brasil

Bolsonaro critica investigação da PF sobre soldado israelense de férias no Brasil. Foto - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, neste domingo (5), a determinação da Justiça brasileira para a Polícia Federal (PF) investigar um soldado de Israel em férias no Brasil.

O israelense teria cometido crimes de guerra na Faixa de Gaza. A denúncia foi realizada há uma semana pela Hind Rajab Foundation (HRF, em inglês).

A organização atua internacionalmente denunciando crimes contra a humanidade, crimes de guerra e violações de direitos humanos praticados na Palestina.

Nas redes sociais, Bolsonaro repostou um texto que critica a ação brasileira contra Israel, por ele ter sido parceiro do país em um momento de calamidade.

“Em 2019, Israel foi um dos únicos países a enviar uma equipe para ajudar as buscas em Brumadinho. Hoje, o Estado brasileiro está colocando a Polícia Federal para investigar membros das Forças Armadas de Israel de férias no Brasil”, diz o texto.

O cidadão israelense, que passa uma temporada de férias no Brasil, é acusado de participar da demolição de um quarteirão residencial na Faixa de Gaza com explosivos, fora de situação de combate, em novembro de 2024.

No local, casas serviam de abrigo para palestinos deslocados internamente no enclave palestino após o início da guerra entre Israel e Hamas.

Na queixa à Justiça brasileira, a organização pede a prisão imediata do militar. A identidade dele foi mantida em sigilo por causa dos riscos de fuga e possível destruição de provas.

Emitida em 30 de dezembro de 2024, a decisão da Justiça brasileira ordena, por enquanto, apenas a investigação do soldado.

*Com informações do Metrópoles

Sair da versão mobile