O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou a primeira reunião após a cirurgia com os ministros do seu governo no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (6/1).
No encontro, Lula tratou sobre o andamento do programa “Minha Casa, Minha Vida Reconstrução”, criado com o objetivo de apoiar as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Além dos ministros, os representantes de instituições envolvidas na execução do programa criado também marcaram presença, como o presidente da Caixa Econômica Federal e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
Segundo informações do Metrópoles, foram discutidos avanços e desafios para implementar o programa, que foi criado para reconstruir moradias devastadas ou danificadas pelas enchentes.
O programa “Compra Assistida” foi uma das iniciativas destacadas durante a conversa, pois ela permite a aquisição de imóveis prontos por até R$ 200 mil.
Contudo, os beneficiários devem ceder ao município suas antigas casas que estão localizadas em áreas de risco ou comprometidas pelas enchentes.
Vale destacar que o “Minha Casa, Minha Vida Reconstrução” e o “Compra Assistida” são financiados pela Caixa Econômica Federal.
Ainda em dezembro de 2024, o governo federal anunciou o investimento de R$ 6,5 bilhões para um fundo com objetivo de recuperar a infraestrutura do estado.
Nas redes sociais, o presidente Lula compartilhou registros ao lado dos ministros e representantes na reunião.