O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de 89 anos, anunciou que está enfrentando o estágio final de sua batalha contra o câncer no esôfago, diagnosticado em abril de 2024.
Em entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda, publicada nesta quinta-feira (09), Mujica compartilhou que o câncer se espalhou para o fígado e que não há mais possibilidade de tratamento.
“O câncer no esôfago está se espalhando para o fígado. Não consigo impedi-lo. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso nem fazer tratamento bioquímico, nem cirurgia, porque meu corpo não aguenta”, afirmou o ex-líder, que governou o Uruguai entre 2010 e 2015.
Mujica também expressou o desejo de ser deixado em paz, afirmando que seu ciclo chegou ao fim. “Sinceramente, estou morrendo. O guerreiro tem direito ao seu descanso”, completou.
Em dezembro de 2024, após passar por um tratamento de radioterapia, foi anunciado que o ex-presidente estava curado.
No entanto, o avanço do tumor nos últimos meses trouxe o diagnóstico de que o câncer se espalhou pelo corpo, tornando-se incurável.
Mujica aproveitou para se despedir de seus “companheiros” e “compatriotas”, pedindo para a imprensa não mais o procurarem para entrevistas.
“O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou”, disse Mujica.