Na tarde desta quinta-feira (9), aconteceu a Cerimônia de Posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A solenidade foi realizada no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.
O presidente, Jomar Ricardo Saunders Fernandes, o vice-presidente, Airton Luís Corrêa Gentil e o corregedor-geral de justiça, José Hamilton Saraiva dos Santos estarão no comando do judiciário estadual amazonense no biênio 2025/2026.
A eleição dos três desembargadores ocorreu em setembro do ano passado, e a nova gestão foi oficializada no dia 2 de janeiro de 2025.
A cerimônia contou com a presença de autoridades nacionais como do ministro ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedor Nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, e da ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha. O Governador do Amazonas, Wilson Lima também marcou presença.
Compromissos da nova gestão
Durante a cerimônia, Jomar Fernandes ressaltou a importância da continuidade dos projetos iniciados em gestões anteriores, além de enfatizar o fortalecimento das comarcas do interior.
“Tentar resolver definitivamente o problema da conectividades das comarcas do interior, através da requisição de mais antenas satélites e com isso nós resolveremos esse eterno problema de comunicação entre as comarcas e a cidade Manaus. Iremos continuar, dependendo do orçamento, a construção de fóruns no interior para atender dignamente a população.”, destacou o novo presidente.
O vice-presidente, Airton Luís Corrêa Gentil, destacou as necessidades básicas da população do interior do Amazonas, ressaltando que muitos moradores ainda não possuem sequer carteira de identidade.
O comando do TJAM foi transferido pelas desembargadoras Nélia Caminha Jorge, presidente, e Joana dos Santos Meirelles, vice-presidente, juntamente com o desembargador Jomar Fernandes, que ocupava o cargo de corregedor-geral de justiça.
Os novos dirigentes buscam inovar, enfrentar os desafios e fortalecer o papel do TJAM.