Na tarde desta sexta-feira (10), aconteceu a Cerimônia de Posse das novas dirigentes do Tribunal Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A solenidade foi marcada por um momento histórico, pela primeira vez, duas mulheres vão assumir os principais cargos da Corte.
O evento foi realizado no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. A gestão é válida para o Biênio 2025-2027.
A desembargadora Carla Reis foi empossada presidente, enquanto a desembargadora Nélia Caminha Jorge assumiu as funções de vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral.
Reis assumiu o lugar do desembargador João Simões. As novas dirigentes que vão comandar o processo eleitoral de outubro de 2026, no qual serão definidos o novo presidente da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais.
Transparência nas próximas eleições
A nova presidente do TRE-AM, Carla Reis, falou sobre a responsabilidade de gerir a próxima eleição, mas que está comprometida a ter um período eleitoral de transparência.
“Mas afirmo aos senhores que será com o máximo respeito e zelo às instituições democráticas, evitando e combatendo toda disseminação de ódio ou desinformação, assegurando o Estado Democrático de Direito, que muito tem sido ameaçado nos últimos anos pela polarização na política”, prometeu a desembargadora.
“É uma motivação a mais para nos empenharmos com transparência, integridade, honestidade e sobretudo coerência dentro do TRE.”, disse a desembargadora.
A vice-presidente, Nélia Caminha Jorge, também falou sobre o compromisso com a população.
“A nossa missão será seguir o ritmo do trabalho e garantir que todos os processos sejam julgados de maneira justa e dentro do prazo.”, disse a magistrada.