O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou por meio de vídeo que fez uma doação de R$ 1.013 para ajudar o Corinthians quitar as dívidas. Lula também aproveitou para desmentir as fakes news circulando nas redes sociais sobre a taxação do Pix.
O chefe do Executivo afirmou ter feito a doação para o time do coração, o Corinthians. A torcida organizada Gaviões da Fiel organiza uma vaquinha desde o ano passado com objetivo de quitar a dívida com a Caixa para construção da Neo Química Arena.
Lula aproveitou a doação e destacou que o governo não taxou e nem vai realizar qualquer tipo de taxação sobre o Pix.
“Tem uma quantidade enorme de mentiras, desde ontem, em todas as redes sociais, dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix, o que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro”, afirmou Lula no vídeo publicado nesta sexta-feira (10).
Confira o vídeo:
Hoje, fiz um PIX para ajudar o Corinthians a pagar sua dívida e aproveitei o momento para desmentir as fake news que estão circulando nas redes sociais. Compartilhe a verdade. O governo não vai taxar as transações via PIX.
— Lula (@LulaOficial) January 10, 2025
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/P0uyiI0jNA
Notícias falsas sobre taxação do Pix
Nas redes sociais, diversas informações falsas afirmam que o governo vai taxa usuários que realizarem transferência via Pix. Essa notícias começaram a circular após a norma — em que as operadoras de cartões e plataformas de pagamento devem reportar transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas — começou a valer.
A medida tem o objetivo de reduzir e coibir a sonegação de impostos.
A Receita Federal já comunicou que não haverá nenhuma taxa para o usuário, apenas o monitoramento.