Ícone do site Portal Norte

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta e reforçam aliança para impedir fake news

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta e reforçam aliança para impedir fake news

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta e reforçam aliança para impedir fake news. Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da França, Emmanuel Macron, conversaram, nesta sexta-feira (10), para tratar de temas da agenda bilateral e global.

Durante a chamada telefônica, que teve início às 12h e durou cerca de 30 minutos, os dois presidentes comentaram sobre a decisão da Meta de suspender a checagem de fatos das publicações das plataformas.

Segundo nota do Palácio do Planalto, os líderes mundiais concordaram que liberdade de expressão não significa liberdade de espalhar mentiras, preconceitos e ofensas.

“Ambos consideraram positivo que Brasil e Europa sigam trabalhando juntos para impedir que a disseminação de “fake news” coloque em risco a soberania dos países, a democracia e os direitos fundamentais de seus cidadãos”, diz a nota.

Na ocasião, Macron renovou convite a Lula para realizar, no mês de junho deste ano, uma visita à França e comparecer à Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos.

Mudança da Meta

A empresa Meta, responsável por redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp, terá 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro sobre a mudança nas políticas de moderação de conteúdos.

O governo vê com muita preocupação o anúncio de que a Meta não fará mais controle de conteúdo.

A decisão foi feita após reunião de Lula com o advogado geral da União, Jorge Messias, e com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na última terça-feira (7), o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou a substituição de checagem de fatos, feita por jornalistas e especialistas, pelo sistema de “notas de comunidade”.


Sair da versão mobile