O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as mães que utilizam o celular para fazer crianças pararem de chorar, como uma fuga do sentimento delas, sem proporcionar nenhum tipo de acolhimento.
A declaração do chefe do Executivo brasileiro aconteceu durante um discurso em evento de sanção do projeto de lei que proíbe o uso de celular nas escolas, tanto públicas quanto particulares, em todo o Brasil.
“Já vi o caso de uma criança com dois anos começar a chorar e, ao invés da mãe pegar para que o aconchego do corpo pudesse fazer a criança parar de chorar, simplesmente dá o celular para a criança”, afirmou o presidente Lula, segundo a Folha de S. Paulo.
“É uma coisa fria, gelada, não tem nada a ver, não vai educar. Esse comportamento desumano está sendo utilizado pelos humanos”, declarou.
O presidente ainda disse que viu um casal de adolescentes, de 14 ou 15 anos, que estavam sentados um na frente do outro, mas namorando através do celular.
“Tirei o telefone dos dois e [disse] conversem se olhando, vão ver se não é muito mais bonito, interativo do que ficar um na frente do outro, sem um pegar na mão do outro. Apenas com a mão no celular”, disse Lula.
“O ser humano nasceu para viver olhando um para o outro, para brincar, porque somos feitos de uma reação química que tem que ter olhar, abraço e pegar na mão”.
A proposta que restringe os celulares na sala de aula foi aprovada e sancionada. O texto deve ser publicado em breve no Diário Oficial da União (DOU) e, de acordo com o governo, não terá vetos.
No final do ano passado, o objetivo do governo federal era colocar o PL em prática desde o começo do ano letivo.