O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revelou que a administração federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é desaprovada por 50,4% dos brasileiros, enquanto 46,1% aprovam a administração. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (13).
A pesquisa do instituto fez entrevistas com 2.018 eleitores em 26 estados e o Distrito Federal entre os dias 7 e 10 de janeiro. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para os resultados.
Os participantes da pesquisa que não sabem ou não quiseram opinar são 3,5%.
Esse levantamento mostrou que a aprovação do governo de Lula continua maior na região Nordeste, enquanto a desaprovação é maior na região Sul.
No recorte etário, a aprovação do governo de Lula é maior entre pessoas de 16 a 24 anos, enquanto a desaprovação é maior para eleitores entre 25 a 34 anos.
De acordo com o CNN Brasil, o nível de desaprovação caiu desde novembro de 2024, mês em que a última pesquisa do instituto aconteceu, quando alcançou a marca de 51%.
O índice de aprovação se manteve o mesmo, sendo 46,1%.
Em comparação com a pesquisa feita pelo Genial/Quaest, publicada em dezembro de 2024, o governo de Lula foi aprovado em 52% dos brasileiros e reprovado por 47%. A margem de erro desse levantamento é de 5 pontos percentuais entre a aprovação e reprovação.