A prefeita de São João da Baliza, Luiza Maura (PP), sancionou na última segunda-feira (13) uma lei que aumenta o próprio salário e o do vice-prefeito, Professor Romilson (Republicanos). Com o reajuste, o salário da prefeita será de R$ 13,5 mil, enquanto o do vice passará para R$ 9,5 mil.

A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de Roraima, mas o Portal da Transparência do município não informa os valores anteriores dos vencimentos. A mudança foi aprovada pela Câmara Municipal e será válida para o período de 2025 a 2028, que corresponde ao próximo mandato da prefeita, reeleita em 2024.

Justificativa e equilíbrio financeiro

Em nota, Luiza Maura explicou que, por se tratar de uma lei municipal, a sanção é uma atribuição da Chefe do Poder Executivo. Ela também destacou que sua gestão prioriza a revisão salarial dos servidores e a atualização do piso salarial dos professores.

“Em 2025, a Câmara aprovou reajuste salarial para os servidores e temos mantido os pagamentos em dia, algo que não é comum em outras prefeituras do interior. Isso é possível graças ao equilíbrio nas contas públicas de São João da Baliza, evitando qualquer desequilíbrio orçamentário no município”, afirmou a prefeita.

Histórico da prefeita e outras polêmicas

Luiza Maura, de 48 anos, é natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e foi reeleita prefeita em 2024 com 3.852 votos, correspondentes a 79,50% do total. Em 2022, a prefeita sancionou uma lei que lhe concedeu o título de Cidadã Honorária de São João da Baliza, uma honraria tradicionalmente destinada a pessoas de destaque que contribuem para o município.

A prefeita e o vice-prefeito foram eleitos com a coligação “Pra continuar construindo o futuro com amor”, formada pelos partidos PP, Republicanos, PSD e PSB.