A Prefeitura de Palmas publicou no Diário Oficial do Município, na manhã desta sexta-feira (17), decretos que criam e estabelecem as funções de quatro novas secretarias municipais.
As novas secretarias municipais são as Secretarias Municipais Extraordinárias de Articulação Comunitária; da Região Metropolitana; de Igualdade Racial e Direitos Humanos; e de Representação em Brasília.
A proposta da Prefeitura de Palmas em criar essas quatro secretarias é melhorar a vida política e civil dos moradores da capital. Abaixo, você encontra a explicação da função de cada uma delas.
Secretaria Municipal Extraordinária de Articulação Comunitária
A Secretaria Municipal Extraordinária de Articulação Comunitária pretende aumentar a comunicação entre a gestão pública e a comunidade. Essa comunicação será supervisionada pelo Gabinete do Prefeito. A secretaria foi criada para garantir que os cidadãos tenham acesso aos serviços públicos municipais.
Outra função desta secretaria é fazer pesquisas entre a comunidade para entender temas de interesses comuns à população e levar esses temas para o debate político, também conversando com as outras secretarias.
Por exemplo: se a população de Palmas solicitar o plantio de mais árvores na cidade, o papel da Secretaria Municipal Extraordinária de Articulação Comunitária será levar essa demanda ao Gabinete do Prefeito e às demais secretarias, para que possam atender à solicitação.
Secretaria Municipal Extraordinária da Região Metropolitana de Palmas
O papel da Secretaria Municipal Extraordinária da Região Metropolitana de Palmas é ajudar no desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida da população da capital. Além disso, ela pretende integrar a cidade.
Para isso, a secretaria vai supervisionar o planejamento urbano e habitação, mobilidade urbana, meio ambiente e saneamento, saúde pública e desenvolvimento econômico, turístico e social.
Por exemplo: se o serviço de ônibus de Palmas estiver com problemas de fluxo, o papel dessa secretaria será buscar soluções para garantir o funcionamento adequado do transporte público.
Secretaria Municipal Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos
Já a Secretaria Municipal Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos tem o papel de “atuação no planejamento, formulação, coordenação, monitoramento e avaliação da promoção das políticas públicas intersetoriais e transversais de ações afirmativas, antirracistas, de equidade racial, empoderamento racial, defesa da liberdade religiosa, promoção da diversidade.”
Na prática, a secretaria trabalha para garantir um ambiente racialmente justo, sem preconceitos ou racismo, e propor projetos que promovam a igualdade racial.
Secretaria Municipal Extraordinária de Representação em Brasília
Por fim, a Secretaria Municipal Extraordinária de Representação em Brasília tem a função de levar a voz de Palmas à Capital Nacional. A secretaria tem o objetivo de incentivar o diálogo com outros estados e cidades brasileiras.
Também faz parte da proposta dialogar com estados estrangeiros, organizações não governamentais nacionais e internacionais, consulados, embaixadas e órgãos afins.
Mais informações podem ser encontradas através deste link.