DIPLOMACIA

Lula se reúne com Trump na Malásia e discute tarifas e relações bilaterais

Na Malásia, Lula e Trump discutem tarifas e abrem negociações bilaterais para resolver impasse comercial entre os países.
Redação Portal Norte
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

O encontro, que durou cerca de 50 minutos, teve como foco principal as relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

Durante a reunião, Lula pediu a suspensão imediata do tarifaço de 50% imposto por Trump sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, enquanto os dois países negociam uma solução.

Em julho, a administração norte-americana aplicou essas medidas, que também afetaram ministros do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não há nenhuma razão para desavenças entre Brasil e Estados Unidos, porque, na hora em que dois presidentes sentam à mesa, cada um coloca seu ponto de vista, e a tendência natural é encaminhar para um acordo”, afirmou Lula.

Negociações bilaterais iniciam ainda neste domingo

Após o encontro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que Trump autorizou sua equipe a iniciar negociações para revisão do tarifaço ainda na noite deste domingo, no horário local da Malásia.

“A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um período de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje, porque é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, disse o chanceler brasileiro.

Segundo Vieira, a conversa entre os presidentes ocorreu em clima descontraído. Trump teria declarado admiração pela trajetória política de Lula, destacando suas vitórias e superações ao longo da carreira.

“Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da República, tendo sido perseguido no Brasil, se recuperado, provado sua inocência e conquistado o terceiro mandato”, afirmou o ministro.

O chanceler também confirmou que Trump manifestou interesse em visitar o Brasil, e Lula pretende visitar os Estados Unidos em data a ser definida.

“O presidente Lula aceitou e disse que irá, com prazer, aos Estados Unidos. Trump disse que admira o Brasil e que gosta imensamente do povo brasileiro”, comentou Vieira.