Ícone do site Portal Norte

Previsão do Tempo em RR: Inmet alerta para chuvas intensas nesta sexta, 19

previsão do tempo

Previsão do tempo indica chuva para este fim de semana em Boa Vista - Foto: Portal Norte

Nesta quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, há possibilidade de chuva em Roraima. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas em todo o estado. 

Há possibilidade de chuva nos 15 municípios de Roraima.

Segundo a previsão, válida até as 10h desta sexta-feira, 19, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40  60 km/h.

Portanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta de chuvas intensas é emitido para Roraima — Foto: Inmet/Reprodução

Instruções do INMET

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previsão do Tempo em Boa Vista

Em Boa Vista, a previsão do tempo indica que temperatura deve ficar entre 26 e 39 graus, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

Nas demais regiões de Roraima, a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuvas.

Entenda como funciona a elaboração da previsão do tempo do Inmet

A previsão do tempo no INMET se baseia em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros) observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

No Brasil, o INMET administra mais de 750 estações meteorológicas distribuídas entre seus 6 Distritos de Meteorologia, cobrindo todo o território nacional.

As estações automáticas captam dados a cada hora. As estações convencionais, três vezes ao dia.

Esses dados são recebidos nos distritos, que os processa e os envia para a Sede em Brasília-DF, que, por sua vez, armazena os dados em um banco de dados oficial, os processa, os integra e os envia por satélite para todo o mundo.

A partir desses dados, ocorrem simulações em supercomputadores, que os processam em modelos numéricos desenvolvidos para avaliar como se comportará o tempo num intervalo de até 174 horas à frente.

Contudo, essas informações não são suficientes para a realização da previsão do tempo. Imagens de satélite também são utilizadas para elaborar a previsão de curto prazo.

Essas imagens podem ser geradas a cada 10 minutos, de hora em hora ou a cada 3 horas. 

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

Sair da versão mobile