Ícone do site Portal Norte

Instabilidade climática aumenta risco de temporais no Tocantins

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) aumenta a possibilidade de chuvas localmente fortes e rajadas de vento de até 55km/h - Foto: Juliana Ribeiro

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) aumenta a possibilidade de chuvas localmente fortes e rajadas de vento de até 55km/h - Foto: Juliana Ribeiro

O Tocantins está passando por um período de instabilidade climática, até a próxima terça-feira (10). A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) aumenta a possibilidade de chuvas localmente fortes e rajadas de vento de até 55 km/h.

As regiões afetadas pelo VCAN incluem as partes norte e central do Tocantins. O fenômeno também aumenta as chances de descargas elétricas.

O que é VCAN?

O chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) é um fenômeno meteorológico que geralmente provoca instabilidades na atmosfera e chuva intensa. A meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes, comenta que o fenômeno que atinge as regiões norte e central do Tocantins deve persistir até o dia 10 de dezembro.

A meteorologista explica que o fenômeno “favorece as condições para chuvas moderadas a localmente fortes, acompanhadas de descargas atmosféricas“.

Com esse alerta, a Energisa orienta sobre diversos cuidados com a segurança, devido a força dos ventos, que pode derrubar árvores ou arremessar objetos na rede elétrica.

Alertas de segurança

Maurício Zanina, gerente de operações da Energisa, alerta sobre algumas ações necessárias durante o fenômeno “durante uma tempestade, a primeira recomendação é desconectar os aparelhos elétricos das tomadas para evitar curtos-circuitos ou danos aos dispositivos”. Outra orientação é evitar manejar cabos ou antenas para prevenir acidentes elétricos.

Além dessas orientações, a Energisa relembra que ações simples podem evitar acidentes elétricos ou danos a aparelhos elétricos. Exemplos são:

Contatos para ocorrências elétricas

A Energisa também disponibiliza contatos para comunicar ocorrências elétricas como quedas de rede ou danos aos fios de energia.

Seus canais de atendimento são:

Sair da versão mobile