Ícone do site Portal Norte

Inmet emite alerta de chuvas intensas para vários estados do país

Veja a previsão do tempo- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Veja a previsão do tempo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (8) um alerta para chuvas fortes em diversas regiões do Brasil, com foco na região Norte.

O aviso abrange uma faixa que vai do Amazonas à Bahia, passando por partes do Pará e Tocantins. O alerta, com nível amarelo (perigo potencial), vale até as 10h de quinta-feira (9). Esperam-se chuvas de até 50 milímetros (mm) por dia, além de ventos que podem atingir 60 km/h.

Embora o risco de quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja baixo, a possibilidade de interrupções no fornecimento de energia também é mínima.

O Inmet recomenda que, durante as tempestades, a população evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Além disso, é aconselhado não se abrigar sob árvores ou estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda durante rajadas de vento.

Previsão do tempo para janeiro

O Inmet prevê que, em janeiro, as chuvas no Brasil deverão ficar dentro da média histórica em muitas regiões, com picos de precipitação acima da média, especialmente no Norte, Sul e Nordeste.

No Sudeste, as chuvas devem seguir o padrão normal ou superar as expectativas em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Por outro lado, em Minas Gerais e Espírito Santo, a precipitação deve ficar abaixo do habitual para este período.

No Centro-Oeste, a situação será parecida, com volumes de chuva dentro da normalidade ou acima da média em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já em Goiás e nas áreas noroeste e sudeste de Mato Grosso do Sul, a previsão é de precipitação inferior ao esperado.

Quanto às temperaturas, a previsão é de calor mais intenso do que o normal, com algumas regiões, principalmente no Norte, experimentando dias ainda mais quentes. A média das temperaturas do ar pode superar os 28°C em várias localidades.

Sair da versão mobile