Em Rondônia, o prefeito do município de Ji-Paraná (a 372,9 quilômetros de Porto Velho), Isaú Fonseca, e o presidente da Câmara de Vereadores do Município foram afastados do comando dos cargos nesta terça-feira (26).
O motivo do afastamento é uma operação contra a corrupção realizada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e a Polícia Civil.
Além da operação contra a corrupção ativa e passiva, são investigados os crimes de concussão, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro.
Com o afastamento do prefeito e do presidente da câmara municipal, também foram afastados o ex-Procurador-Geral do município e outros dois vereadores da cidade.
As investigações que resultaram na Operação Arcana Revelada começaram há um ano, após a Operação Arauto, que revelou a existência de uma rede de corrupção e exigência de propina nos Poderes Executivo e Legislativo da cidade como condição para facilitar e agilizar o pagamento de créditos judiciais reconhecidos em favor de servidores da Secretaria Municipal de Educação.