Inaugurou, no final do mês passado, em Vilhena, o Instituto de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em prédio anexo ao Hospital Regional. Um grande público compareceu para a cerimônia, além de várias autoridades políticas estaduais e federais.
O investimento é resultado de uma parceria público-privada, através da Prefeitura de Vilhena, Fundação Pio XII (Gestora do Hospital de Amor), além de emendas e empenho da deputada federal Sílvia Cristina.
Para equipar e entregar a unidade em pleno funcionamento, foram destinados, através de emendas, cerca de 5 milhões de reais. O instituto de prevenção é o segundo do estado de Rondônia, sendo o primeiro inaugurado em Ji-Paraná, no ano de 2021.
O Centro de Prevenção é equipado com tecnologia, aparelho de ressonância, mamografia, tomografia e um centro cirúrgico para biópsia. O objetivo é deixar o diagnóstico mais acessível para a população no Cone Sul de Rondônia, já que o Centro vai atender pacientes de toda a região, atuando no rastreio de câncer de mama, colo uterino, pele e boca.
Dias, horários de atendimento e documentos necessários
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 7h às 17h, sem pausa para o almoço, e é necessário levar o cartão do SUS e cópias dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), CPF e comprovante de residência, além dos originais. Por enquanto, a unidade ainda não possui telefone.
A princípio, os procedimentos que estão sendo realizados são de câncer de mama, papanicolau e prevenção de câncer bucal, mas outros devem ser ofertados futuramente.
As consultas de papanicolau são feitas na hora após apresentação da documentação. Já a mamografia está ocorrendo através de agendamento devido a demanda. Qualquer usuário do SUS pode realizar as consultas na unidade.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.