Atingida por fumaça desde o início da semana, a capital de Rondônia, Porto Velho, registrou uma concentração de material particulado de 621 microgramas por metro cúbico (µg/m3), nesta quinta-feira (29, )de acordo com a plataforma que mede o índice de qualidade do ar em tempo real, que pertence a fundação suíça IQAir.
Essa medição apontou um nível de poluição significativamente alta comparada ao padrão de qualidade do ar estabelecido como seguro à população pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a OMS, o índice padrão que permite a presnça de material particulado é de até 45 microgramas por metro cúbico (µg/m3).
A poluição se deve aos incêndios florestais, que fez o governo de Rondônia declarar situação de emergência no início desta semana.
Além disso, foi decletado a proibição do uso do fogo em todo o estado por um período de 90 dias.
Nível grave de poluição em Rondônia
Na classificação da Fundação IQAir, a cidade de Porto Velho registra atualmente um nível perigoso, sendo o mais grave em uma escala de seis.
A indicação para esse tipo de situação é de evitar atividade física ao ar livre, fechar portas e janelas para evitar a circulação de ar poluido e também usar máscara em áreas de maior exposição.
PF tem mais de 32 inquéritos abertos sobre queimadas
A Polícia Federal (PF) aumentou os esforços para combater crimes ambientais, principalmente nas queimadas que têm devastado os estados do Brasil.
A Amazônia e o Pantanal vem passando por queimadas devastadoras que levam a fumaça para diversos estados, assim, a PF busca monitorar e identificar as causas dos incêndios.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.