A intensa camada de fumaça, derivadas de queimadas, que cobre Rondônia provocou, pelo terceiro dia seguido, o cancelamento de voos no estado.
Nesta quinta-feira (29), três voos da Latam, que deveriam pousar em Porto Velho, foram cancelados devido à baixa visibilidade causada pela fumaça, impossibilitando as operações no Aeroporto Governador Jorge Teixeira.
Os voos da madrugada, que partiriam de Brasília e Guarulhos (SP), nem chegaram a decolar. No caso de Guarulhos, os passageiros foram remanejados para um voo programado para as 12h desta quinta-feira.
Contudo, por volta das 10h20 (horário de São Paulo), os passageiros receberam novas notificações informando o cancelamento.
Apesar das dificuldades, duas aeronaves da Azul e da Gol conseguiram pousar em Porto Velho entre 00h54 e 01h29 desta quinta.
A administração do aeroporto informou que os voos cancelados foram reprogramados para o período da tarde desta quinta-feira, e que os passageiros devem contatar as companhias aéreas para mais detalhes.
Voos cancelados na semana
Na terça-feira (27), dois voos da Azul, no trajeto Vilhena (RO) – Cuiabá (MT), já tinham sito prejudicados pela baixa visibilidade.
Na quarta-feira (28), um voo da Latam, que partiria de Porto Velho para Brasília, também foi cancelado devido às condições.
Aumento das queimadas em Rondônia
Rondônia enfrenta um período de seca severa, com recordes de focos de queimadas.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1º de janeiro e 26 de agosto, o estado registrou o maior número de focos em cinco anos, um aumento de 144% em comparação ao mesmo período de 2023.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.