Em meio a um embate com o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, Elon Musk, anunciou que manterá o fornecimento de internet sem custo aos brasileiros.
Na noite de quinta-feira (29/8), o bilionário dono da empresas como o X (antigo Twitter), Tesla e outras, anunciou que a SpaceX fornecerá acesso gratuito à internet no Brasil através da Starlink, enquanto uma disputa judicial sobre o bloqueio de contas da empresa não for resolvida.
A disputa judicial tem causado impactos significativos na operação da Starlink no Brasil, especialmente em áreas remotas que dependem do serviço de comunicação da empresa. Rondônia, em particular, foi fortemente afetada, com 50.537 contratos de serviço, o que representa 23,45% da operação da Starlink no país.
Em nível nacional, a empresa possui um total de 215.320 contratos, com maior concentração nas regiões Norte e Sudeste.
Musk afirmou em suas redes sociais que a SpaceX continuará oferecendo o serviço de internet sem custo aos brasileiros afetados pela decisão judicial.
“Muitas escolas e hospitais remotos dependem da Starlink e da SpaceX. A SpaceX fornecerá acesso à internet gratuitamente no Brasil até que essa questão seja resolvida, pois não podemos receber pagamento, mas não queremos cortar o acesso de ninguém,” escreveu Musk.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do
STF, determinou o bloqueio das contas da Starlink Holding no Brasil devido à falta de representantes legais da empresa no país. A medida gerou ampla repercussão e foi criticada por Musk, que argumenta que a ação prejudica não apenas os acionistas da Starlink, mas também os usuários brasileiros.
“SpaceX e X são empresas distintas, com acionistas diferentes. Eu possuo cerca de 40% da SpaceX, então essa ação ilegal do ministro Alexandre de Moraes pune injustamente outros acionistas e o povo do Brasil,” escreveu Musk.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.
Com informações de Metrópoles