O governo de Rondônia decidiu cancelar o desfile cívico-militar de 7 de setembro por causa da densa fumaça que encobre o estado nas últimas semanas.
A decisão foi anunciada nessa sexta-feira (30) e visa proteger a saúde da população, evitando a exposição a riscos durante atividades ao ar livre.
Em nota oficial, o governo explicou que a medida segue uma recomendação da Secretaria de Vigilância em Saúde, que alertou para os danos à saúde causados pela intensa poluição do ar, agravada pelas queimadas.
Queimadas em Rondônia
Rondônia registrou 4.887 focos de incêndio entre 1° de janeiro e 19 de agosto, o dobro dos casos do mesmo período em 2023.
Segundo a Agência Brasil, o fogo já destruiu mais de 107 mil hectares de floresta em Rondônia. A situação crítica coloca em evidência a gravidade da crise ambiental enfrentada pelo estado.
O mês de agosto registrou um aumento de 23,7% nas queimadas, intensificando a crise ambiental. “A situação se agravou devido à falta de chuvas e ao fenômeno El Niño”, informou o governo.
Em Porto Velho, a poluição do ar atingiu níveis até 95 vezes superiores ao limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última terça-feira (27).
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.