A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), emitiu um alerta para uma onda de calor nos próximos dias. As temperaturas devem aumentar em até cinco graus acima da média.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é considerado como de “perigo”, destacando a situação crítica da estiagem e qualidade do ar.
Esse aviso foi emitido pelo Programa Vigidesastres, que tem o objetivo de desenvolver ações de monitoramento em saúde para previnir e mitigar desastres naturais tecnológicos.
Recomendações para população de Porto Velho
A Vigidesastres destacou recomendações para a população de Porto Velho para lidar melhor com a variação de temperatura.
É necessário ingerir mais água ou sucos de frutas naturais sem adição de açúcar, mesmo sem sentir sede, além de evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
Além disso, ao se expor ao sol, é recomendado utilizar um protetor solar, chapéus, óculos escuros e roupas leves que não retenham muito calor.
Em veículos sem ar-condicionado, é importante manter as janelas abertas. Por fim, caso senta tontura, fraqueza, ansiedade, sede intensa ou dor de cabeça, é necessário procurar uma unidade de saúde.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.