Na primeira quinzena de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou que Rondônia aparece em quinto lugar da região Norte com focos de queimada.

Além disso, o Instituto registrou mais de 57 mil focos de incêndio em todo o Brasil, uma situação que acende um alerta sobre o avanço do desmatamento no país.

Rondônia, que já sofre com os efeitos das queimadas sazonais e do desmatamento tem 1.532 focos contabilizados até a metade do mês.

Na liderança da região Norte está o Pará, com 12.945 focos, seguido pelo Tocantins (4.700 focos), o Amazonas (4.243 focos) e o Acre (2.336).

O número de incêndios do estado, apesar de menor em comparação com os estados vizinhos, ainda é alarmante.

Portanto, exige-se atenção redobrada das autoridades e da população para evitar um agravamento da situação.

Na análise nacional, o estado de Mato Grosso lidera o ranking de queimadas, com mais de 14 mil focos registrados neste período, um aumento expressivo de 225% em relação ao mesmo período de 2023.

Qualidade do ar em Rondônia é afetada pelas queimadas

Rondônia continua a enfrentar, nesta terça-feira (17), uma severa crise de qualidade do ar devido às queimadas intensas na região. 

Recentemente, uma deputada de Rondônia sugeriu a criação de um “Radar das Queimadas”. O objetivo da plataforma online em tempo real é monitorar e divulgar as ações de combate aos incêndios florestais.

Por fim, confira o nível do ar que o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA) registrou.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.