Rondônia consolidou-se como o maior produtor de tambaqui do Brasil em 2023, com uma produção de 47 mil toneladas do peixe.

De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal, o estado representou 41,5% da produção nacional, evidenciando, assim, seu domínio no setor.

Entre os 100 maiores produtores de tambaqui no Brasil, 36 estão localizados em Rondônia. Ariquemes foi o município que mais se destacou, com uma produção de 11,4 mil toneladas, o que corresponde a 10,1% da produção nacional.

Além disso, Primavera de Rondônia, com 3,2 mil toneladas, ocupou a quarta posição no ranking nacional.

Além de Ariquemes e Primavera de Rondônia, vários outros municípios do estado também figuraram entre os principais produtores do país.

Machadinho d’Oeste, Cacaulândia, Cujubim, Mirante da Serra, Porto Velho e Ouro Preto do Oeste garantiram posições entre o sétimo e o 12º lugar no ranking, com produções que variaram entre 1,9 mil e 2,6 mil toneladas.

Cidades menores, como Rio Crespo, que ocupou a 16ª colocação com 1,2 mil toneladas, e Jaru, Alta Floresta d’Oeste e Urupá, que produziram mil toneladas cada, também contribuíram para o desempenho expressivo de Rondônia na piscicultura.

Por fim, Campo Novo de Rondônia e Buritis ocuparam as 28ª e 29ª posições, com produções de 828 mil e 825 mil quilos, respectivamente.

Ademais, Theobroma destacou-se como o 33º maior produtor nacional, com 768 mil quilos, reforçando ainda mais o papel estratégico de Rondônia na produção de tambaqui.

Porto Velho tem o terceiro maior rebanho bovino do Brasil

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, Porto Velho ocupa a terceira posição no ranking nacional de rebanhos bovinos, com 1,7 milhão de cabeças em 2023.

O município fica atrás apenas de São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS), que têm 2,4 milhões e 2,1 milhões de bovinos, respectivamente.

Portanto, 18 outros municípios de Rondônia estão entre os cem maiores rebanhos do país, com Nova Mamoré e Buritis se destacando.

Rondônia, que possui o sexto maior rebanho bovino entre as Unidades Federativas, registrou um crescimento de 47,3% na última década. Ele passa apenas de 12,3 milhões de cabeças em 2013 para 18,1 milhões em 2023.

Além da pecuária, Rondônia se destaca na avicultura, com Cacoal respondendo por 19,9% do efetivo de galináceos, e na piscicultura, liderando a produção de tambaqui no Brasil com 47 mil toneladas em 2023.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.