Durante a terceira fase da Operação Echo Norte, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Rondônia apreendeu seis toneladas de cassiterita, um minério de estanho relativamente raro, em Ariquemes (RO).
A apreensão ocorreu no último domingo (13), após os agentes notarem uma “inclinação anormal” na carroceria de um caminhão.
Portanto, durante a fiscalização, voltada ao combate de crimes ambientais, os policiais abordaram o caminhão e questionaram o motorista sobre o que transportava.
Ele declarou estar carregando cassiterita e apresentou uma nota fiscal, que indicava o transporte de apenas três toneladas do minério.
No entanto, após a pesagem oficial, houve a constatação que o veículo carregava 6,6 toneladas de cassiterita, mais que o dobro do informado.
Diante da discrepância entre a nota fiscal e o peso real da carga, a PRF confirmou o crime de omissão fiscal. O motorista recebeu o direcionamento de ir às autoridades para responder pelo crime.
A cassiterita, conhecida como “ouro negro” devido ao seu alto valor de mercado, tem como forma de utilização na indústria de extração.
A PRF destacou a importância de fiscalizar a extração ilegal de minérios, considerando seu impacto na degradação ambiental e o combate a crimes ambientais na região.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Rondônia apreendeu seis toneladas de cassiterita, um minério de estanho relativamente raro, em Ariquemes (RO).