Léo Barreto (Podemos) e Mariana Carvalho (União Brasil) se enfrentam, nesta quinta-feira (17), no segundo debate da TV Norte. Os candidatos concorrem à Prefeitura de Porto Velho.
No terceiro bloco, o representante do Podemos sorteou o tema “turismo”. Léo Barreto comentou sobre a pesca esportiva na região. Em resposta, a oponente disse que a atividade “já tem tido uma atenção especial na gestão municipal”, mas que a meta é ampliar ainda mais.
Além disso, a candidata do União Brasil falou sobre os “preços caríssimos” de passagens de avião para Rondônia. Durante a declaração, falou sobre a área da orla da cidade, afirmando que precisam “fazer com que a cidade fique de frente para o Rio Madeira”.
A candidata Mariana ainda falou sobre o evento da “Flor do Maracujá”, o comparando ao Festival de Parintins como potencial de atrair visitantes.
“Temos como exemplo o Festival de Parintins, com o boi, mas Porto Velho tem a flor do Maracujá e, junto com o governo do estado, estaremos alinhados para também fazer um calendário de festejos”, disse.
Debate do segundo turno na TV Norte
O debate conta com quatro blocos.
No primeiro, cada candidato tem 1 minuto para apresentação. As perguntas são feitas pelos cinco candidatos que disputaram o primeiro turno.
Já o segundo bloco terá 8 minutos de duração, com tema livre.
O terceiro bloco também conta com 8 minutos de duração com os temas: infraestrutura, educação, saúde, economia, emprego e renda, meio ambiente, turismo e ciência e tecnologia.
Com dinâmica inovadora, o quarto bloco é feito a partir do tema “De vice para vice”. Nele, os candidatos a vice-prefeito participam da dinâmica com oito minutos de duração.
O quinto bloco é reservado para as considerações finais. Cada candidato tem dois minutos.
Candidatos à Prefeitura de Porto Velho
Léo Barreto
Leonardo Barreto de Moraes (Podemos), advogado de 40 anos, tem uma carreira política consolidada. Ele iniciou como vereador em 2012, depois foi eleito deputado estadual em 2014 e deputado federal em 2018, sempre pelo Podemos. Léo Barreto tem Magna dos Anjos Queiroz como sua vice, do mesmo partido.
Mariana Carvalho
Do outro lado, Mariana Carvalho, candidata pelo União Brasil, liderou o primeiro turno com 44,53% dos votos. Médica de 37 anos, ela já foi vereadora e deputada federal. Apoiada por uma ampla coligação de partidos, Mariana chega ao segundo turno fortalecida, enfrentando diretamente Léo Moraes. Pastor Valcenir (PL) é seu vice.