Uma adolescente boliviana, que havia sido reportada como desaparecida na Bolívia, foi encontrada por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma fiscalização no km 716 da BR-364, em Porto Velho (RO).
A PRF relatou que a equipe abordou um táxi transportando estrangeiros como parte de uma operação de rotina. Entre os passageiros, estava a jovem boliviana de 17 anos.
Ao longo da abordagem, os policiais notaram atitudes suspeitas em um casal de jovens bolivianos, que não carregava dinheiro, documentos, telefones ou bagagens.
O rapaz, de 18 anos, inicialmente alegou ter dupla nacionalidade, mas logo depois admitiu que não era brasileiro.
A adolescente, por sua vez, inicialmente fingiu não entender o idioma espanhol, mas começou a responder as perguntas, o que aumentou a desconfiança dos policiais.
A PRF acionou a Polícia Federal, que deu prosseguimento à investigação. Na delegacia, as autoridades conseguiram contatar a mãe da jovem, que confirmou que sua filha estava desaparecida desde o dia 19 de outubro de 2024, em Riberalta, na Bolívia.
Diante do caso, o Conselho Tutelar recebeu um chamado para tomar as medidas cabíveis, dado que a adolescente é menor de idade.