O Rio Machado, em Ji-Paraná (RO), voltou a subir ao apresentar uma leve recuperação do nível nesta segunda-feira (28), que de acordo com a régua de monitoramento, atingiu a marca de 6,76 cm.

Neste ano, o rio registrou a maior baixa, com 6,07 cm, cerca de 21 cm abaixo do mínimo de 6,28 cm necessário para navegação segura. Assim, as chuvas recentes nas nascentes em Pimenta Bueno e Cacoal contribuiram para a elevação.

Manoel Batista, presidente da Colônia de Pescadores Z-9, destacou que o aumento do nível trouxe um alívio aos pescadores.

Conforme o relato, os trabalhadores passaram por quatro meses de dificuldades causadas pela seca.

“Apesar de novembro não ser um mês de muita chuva, acredito que o pior já passou. Esse volume vai ajudar muitos dos nossos associados que dependem da pesca”, afirmou.

Embora o nível do Rio Machado tenha obtido uma melhora, o Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná alerta para a necessidade de seguir orientações de segurança diante da então aproximação de períodos de chuvas mais intensas.

Durante a seca o rio registrou três casos de afogamento, incluindo duas crianças e um adolescente.

Por fim, o órgão reforça os cuidados, uma vez que o nível do rio pode ultrapassar os 11 metros no inverno, aumentando os riscos de acidentes.

Com informações do Portal SGC