A Polícia Rodoviária Federal prendeu em flagrante nesta segunda-feira (4) um jovem de 23 anos por transportar cerca de 15 toneladas de um material que ele identificou como “pedra de sabão”.
A apreensão aconteceu durante uma operação de rotina na BR-319, cerca de 20 quilômetros após a ponte sobre o Rio Madeira, em Porto Velho (RO), por suspeita de usurpação de bem da União.
O motorista transportava cerca de 15 toneladas de um material que ele identificou como “pedra sabão”. A carga fazia uma viagem do Amazonas para a capital de Rondônia, supostamente para fins ornamentais.
Entretanto, a carga estava sem documentação fiscal ou licença ambiental, o que levantou suspeitas sobre a legalidade do transporte.
Assim, a Polícia Judiciária encaminhou o material apreendido para perícia e investigação, enquanto o jovem permanece sob custódia da Polícia Federal. Além disso, ele está à disposição do Poder Judiciário para os devidos procedimentos legais.
Em uma operação parecida, a Polícia Rodoviária Federal também realizou uma apreensão de seis toneladas de cassiterita em Ariquemes (RO). O minério de estanho é conhecido por ser relativamente raro.
A ação aconteceu dia 13 de outubro, logo após os agentes notarem uma “inclinação anormal” na carroceria de um caminhão.