O deputado Jean Mendonça (PP) anunciou uma nova medida que reduz o ICMS, um imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, de 12% para 7% na venda de café produzido em Rondônia.
A Secretaria da Fazenda e o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) aprovaram a medida com a finalidade de dar mais força ao setor do café. Assim, beneficia muitas famílias que trabalham com a produção.
De acordo com o deputado, o café de Rondônia é o quinto mais produzido no Brasil e pode competir melhor no mercado nacional.
Além disso, Jean Mendonça elogiou o esforço do governador Marcos Rocha e do secretário Luiz Fernando em ajudar os cafeicultores locais.
Com uma produção de cerca de 2,9 milhões de sacas por ano, Rondônia cresce cada vez mais no setor cafeeiro.
Portanto, a ação envolve famílias em todo o processo, do plantio à colheita, o que fortalece as áreas rurais e melhora a vida dos produtores.
Produção do café em Rondônia
Em 2024, houve um crescimento significativo na produção de café em Rondônia, o que deverá atingir um recorde de 3,2 milhões de sacas de café.
Ademais, em 2023, o estado registrou um aumento de 6% nas exportações de café, com 111,8 mil sacas enviadas ao exterior, gerando aproximadamente US$ 17,6 milhões.
O desempemho tem atraído a atenção do produto rondoniense no mercado internacional, o que auxilia a consolidar a produção do estado em mercados externos.
Logo, a redução do imposto sobre a produção do café em Rondônia impulsionará a competitividade dos produtores nacionais.