O Festival Folclórico Duelo na Fronteira 2024, realizado em Guajará-Mirim (RO), inicia nesta sexta-feira (15) com a tradicional programação que inclui mostras nacionais de destaque.
Posteriormente, no sábado (16), começa a então aguardada disputa entre os bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho. Assim, o evento se estende até o dia 18 de novembro.
Recentemente reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Rondônia, o Duelo na Fronteira é uma das principais manifestações culturais do estado.
Criado em 1995, o festival celebra as raízes culturais do Norte do Brasil por meio de danças, músicas e lendas que valorizam as tradições indígenas e caboclas.
O festival gira em torno da rivalidade entre dois bois-bumbás: a Flor do Campo, com as cores vermelho e branco, e o Malhadinho, identificado pelo azul e branco.
As agremiações encantam o público ao trazer lendas e histórias do folclore amazônico para o palco, com apresentações cheias de cores e dramatização.
Este ano, o boi Flor do Campo trouxe o tema “Terra de um Povo Mestiço”, enquanto o boi Malhadinho tem “TEKOHÁ – Este chão é nossa essência”.
Veja a programação do Festival Duelo na Fronteira 2024
- Sexta-feira (15): Festa dos Visitantes com apresentações nacionais dos cantores Mano Walter e Thaeme & Thiago.
- Sábado (16): Apresentações dos bois Flor do Campo e Malhadinho;
- Domingo (17): Segundo dia de apresentação dos bois Flor do Campo e Malhadinho;
- Segunda-feira (18): Apuração e resultado final.