O Boi Malhadinho é o bicampeão do Festival Folclórico Duelo na Fronteira 2024, realizado em Guajará-Mirim (RO).

O evento, que aconteceu ao longo de três dias, reuniu apresentações marcadas por temas que exaltam a cultura regional e o sentimento de pertencimento.

Com 835 pontos acumulados, o Malhadinho superou o Flor do Campo, que ficou com 827,5 pontos. A apuração levou em conta os desempenhos das duas noites, avaliados por uma comissão de jurados com base em 21 critérios.

Assim, cada boi teve 2h30 para se apresentar na arena e impressionar tanto os avaliadores quanto o público.

Este ano no Duelo na Fronteira, o boi Flor do Campo defendeu o tema Terra de um Povo Mestiço, enquanto o Malhadinho apresentou TEKOHÁ – Este chão é nossa essência.

Por fim, com a vitória confirmada, a torcida do Malhadinho celebrou com entusiasmo a conquista de um dos prêmios mais importantes da região.

Criado em 1995, o Festival Duelo na Fronteira é considerado patrimônio cultural imaterial de Rondônia. O evento destaca-se como uma das maiores manifestações folclóricas do estado, promovendo a tradição do Boi-Bumbá e conectando-se a outras expressões culturais do Brasil.

Festival Folclórico Duelo na Fronteira

O festival gira em torno da rivalidade entre dois bois-bumbás: a Flor do Campo, com as cores vermelho e branco, e o Malhadinho, identificado pelo azul e branco.

As agremiações encantam o público ao trazer lendas e histórias do folclore amazônico para o palco, com apresentações cheias de cores e dramatização.

Este ano, o boi Flor do Campo trouxe o tema “Terra de um Povo Mestiço”, enquanto o boi Malhadinho tem “TEKOHÁ – Este chão é nossa essência” como tema de 2024.