Nesta quinta-feira (21), um homem, de 36 anos, foi preso após esfaquear a ex-mulher em tentativa de assassinato em Porto Velho (RO). O crime ocorreu em frente a um restaurante no bairro Socialista, zona leste da capital.
Um espectador registrou a agressão contra a vítima, que filmou a ação brutal do ex-marido, identificado como sendo monitorado por tornozeleira eletrônica devido a um histórico de violência.
Em seguida, após o ataque, o homem tentou fugir do local, mas populares o agrediram antes da chegada da polícia.
Enquanto isso, a vítima, também de 36 anos, recebeu socorro por moradores da região, que a levaram de carro até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.
Assim, o homem recebeu apreensão imediata pela Polícia Civil em Porto Velho e encaminhamento à Central de Flagrantes, onde passará por investigação de tentativa de feminicídio ao esfaquear a mulher.
Em Rondônia, os dados mais recentes indicam uma redução de 17% no número de feminicídios em 2023, em comparação ao ano anterior.
No entanto, entre janeiro e agosto de 2024, as delegacias de Rondônia registraram 6.557 ocorrências relacionadas a crimes contra mulheres.
As ameaças lideram as denúncias, com 3.520 casos, seguidas de 2.488 ocorrências de lesão corporal. A injúria também aparece com 392 registros.
A maior parte dos casos ocorre em Porto Velho, com 2.027 registros, seguido por Vilhena e Ariquemes.