Nesta semana, um pai foi preso suspeito de estuprar a própria filha de apenas de 12 anos em Machadinho D’oeste Rondônia (RO). A vítima recebia ameaças e dinheiro do responsável para não revelar o acontecimento.
As investigações revelaram que o suspeito buscou a vítima na casa da mãe, a levou para uma área afastada na zona rural do município e cometeu o crime.
Assim, a Polícia Civil de Rondônia cumpriu o mandado de prisão preventiva por meio da Delegacia de Machadinho, com apoio da Delegacia de Cujubim (RO).
Além disso, os agentes também realizaram busca e apreensão na residência do suspeito.
O pai recebeu a detenção pelo crime de estupro de vunerável contra a filha e encaminhado à unidade prisional de Machadinho D’Oeste (RO), onde permanecerá à disposição da justiça.
Em 2024, o estado ocupa o segundo lugar no ranking nacional, com uma taxa de 107,8 casos por 100 mil habitantes, de acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Houve um aumento de 64,5% nesse tipo de crime em relação a anos anteriores. Porto Velho, a capital, também se destaca negativamente, registrando 113,6 casos por 100 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais afetada do Brasil nessa categoria.
A taxa é ainda mais preocupante entre crianças e adolescentes. No grupo de 10 a 13 anos, a taxa chega a 233,9 vítimas por 100 mil habitantes.
Ademais, Rondônia registra uma média de 3,26 casos de estupro de vulnerável por dia.