Os beneficiários do Bolsa Família em Rondônia têm até 31 de dezembro de 2024 para atualizar seus dados no Cadastro Único. A atualização é necessária para garantir a continuidade da coleta do benefício e verificar possíveis inconsistências nos registros, como informações de renda, composição familiar e vínculo empregatício.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alerta para que o procedimento não seja deixado para a última hora.
Como será feita a atualização?
O acompanhamento inclui pesagem, atualização da caderneta de vacinação, acompanhamento nutricional e pré-natal, entre outros serviços essenciais. Segundo a coordenadora do programa na Semusa, Neiva Santos, o não cumprimento dessas etapas pode levar ao bloqueio do benefício.
“É necessário cumprir critérios como a atualização da caderneta de vacinação, acompanhamento nutricional de crianças, mulheres e gestantes, além de consultas de pré-natal. Essas condições são indispensáveis para a continuidade do benefício”, reforça Neiva.
Sobre a vigência do Programa Bolsa Família
Na atual vigência do programa, iniciada em 12 de agosto de 2024, mais de 92 mil beneficiários precisam ser acompanhados em Porto Velho. Até agora, apenas 35,61% dos beneficiários realizaram o acompanhamento.
O trabalho é realizado pelos agentes comunitários de saúde (ACS), com foco na nutrição, prevenção de doenças e monitoramento do crescimento das crianças, além do desenvolvimento saudável e acompanhamento de gestantes.
Como fazer o cadastramento do Bolsa Família
Os beneficiários devem comparecer à unidade básica de saúde mais próxima, munidos de cartão do SUS, cartão do Bolsa Família, caderneta de vacinação e, no caso das gestantes, o cartão da gestante.
O não comparecimento nesta e na próxima vigência, além da falta de recadastramento periódico, pode resultar no bloqueio ou cancelamento do benefício. Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde.
Rondônia é destaque em concurso nacional
Rondônia se mantém no topo mais uma vez como um dos melhores cacaus do Brasil. Os produtores voltam a se destacar no cenário nacional, reafirmando sua posição de liderança no país.
Com posição de 2º e 3° lugar no Concurso Nacional de Cacau Especial de 2024, em Belém.
Em 2023, o estado conquistou o título de Melhor Cacau do Brasil, com a vitória nas categorias Varietal e Mistura (Blend).