Nesta segunda-feira (2), Porto Velho (RO) foi palco de um evento exclusivo da BioPLus, do grupo Bringel, focado na capacitação de profissionais de saúde na região Norte.

O encontro, com o tema “CME: Onde a sua cirurgia começa — Aprendizados e desafios!”, teve como objetivo capacitar profissionais da saúde, especialmente aqueles envolvidos com a gestão de CME (Centro de Material e Esterilização) e OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais).

Além disso, contou com a presença da especialista Idalina Brasil, experiente em CME e OPME.

Para a especialista, o tema ainda é desconhecido para muitos profissionais da área da saúde, que deve estar diretamente ligado a segurança do paciente.

“Estamos falando de um tema muito desconhecido entre os profissionais que é o processamento de produtos dentro das instituições. O CME foi uma área que durante muito tempo não foi abordado para os profissionais e inclusive para a segurança dos pacientes em âmbito nacional. Portanto, a BioPlus me trouxe para falar com estes profissionais, ressaltando a importância deles na segurança, garantindo um resultado seguro para pacientes que vão fazer cirurgia ou qualquer assistência assegurada”, afirmou.

Idalina Brasil no evento organizado pela BioPlus em Porto Velho – Foto: Antônio/Portal Norte

O evento aconteceu no Hotel Slaviero Essentia, localizado na avenida Lauro Sodré, bairro São João Bosco, zone oeste de Porto Velho.

De acordo com o Diretor Comercial da BioPlus, Fábio Carvalho, o Grupo Bringel está totalmente comprometido na segurança do paciente.

“Nosso trabalho hoje é muito mais focado em segurança e qualidade para o paciente. Rondônia é atualmemte um estado que tem uma saúde bastante qualificada, então é muito importante trazer esse apoio para a população. A CME é uma das peças mais importantes do bloco operatório e não podemos brincar com a saúde. O grupo Bringel está totalmente comprometido em segurança do paciente em primeiro lugar”, destacou.

Evento da BioPlus sobre segurança dos pacientes promove melhorias na saúde de Porto Velho

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a insights práticos e estratégias para melhorar a segurança do paciente. Assim, aumentou a eficiência operacional e promoveu melhores práticas de esterilização e gestão de materiais nos hospitais.

Adriana Menezes, técnica responsável CME Hospital de Base, ressaltou a importância do evento em diversos âmbitos da saúde em Porto Velho.

“Hoje é um avanço para o estado de Rondônia, com toda essa implementação. O estado vem trabalhando não só na melhoria da assistência aos pacientes, como na segurança do paciente e os serviços prestados a ele que abrangem um dos itens fundamentais que são os OPME’s. Sendo uma pessoa que trabalha diretamente com esses insumos e materiais, considero esse curso perfeito e acredito que as pessoas vão levar muito conhecimento e tenho certeza que a melhoria será eficaz para assistência aos nossos pacientes”, disse.

Por fim, o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem enfatizou que o conhecimento do manuseio dos materiais facilita a segurança do paciente.

“Estamos capacitando juntamente com a nossa preceptora que veio trazer esse conhecimento para os profissionais da área da saúde, falando da segurança do paciente, o manuseio dos materiais e trabalhando as nossas centrais de materiais de esterelização”, finalizou.