Uma grande ação é realizada pelo projeto “Somos Todos Guaporé” retirou, esse ano, 2,5 toneladas de resíduos abandonados pelos frequentadores de acampamentos às margens do rio Guaporé, uma tonelada a menos em relação ao ano passado.
A ação teve início no dia 18 de novembro em parceria com a prefeitura municipal, banco Sicoob e Credsul e tem como objetivo reflorestar cerca de 40 quilômetros de vegetação destruída pelos incêndios.
Com mais de 1,7 mil quilômetros de extensão, o rio Guaporé é um dos afluentes da bacia amazônica. Além disso, o Guaporé banha os estados de Rondônia e Mato Grosso e forma a fronteira do Brasil com a Bolívia.
Sobre o projeto “Somos Todos Guaporé”
O projeto “Somos Todos Guaporé” existe há mais de 20 anos. Durante a jornada, os voluntários percorrem cerca de 80 acampamentos de pesca e vilarejos, coletando o lixo para iniciar o reflorestamento.
De acordo com Amilton Souza Brito, presidente da associação Somos Todos Guaporé, o projeto teve início após o período de estiagem, quando ele observou que o reflorestamento seria necessário para a sobrevivência dos animais.
Na segunda etapa do projeto, cem mil mudas serão plantadas, em cerca de 27 quilômetros de extensão. Segundo Tatiane Rufatto, engenheira florestal, trinta espécies de árvores serão plantadas na área e todas elas foram escolhidas por meio de uma pré-seleção.
Evento da BioPlus em Porto Velho capacita profissionais da saúde
Nesta segunda-feira (2), Porto Velho (RO) foi palco de um evento exclusivo da BioPLus, do grupo Bringel, focado na capacitação de profissionais de saúde na região Norte.
O encontro, com o tema “CME: Onde a sua cirurgia começa — Aprendizados e desafios!”, teve como objetivo capacitar profissionais da saúde, especialmente aqueles envolvidos com a gestão de CME (Centro de Material e Esterilização) e OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais).
Além disso, contou com a presença da especialista Idalina Brasil, experiente em CME e OPME.